Projeto de conscientização da escola chamou atenção da Secretaria Municipal do Meio Ambiente

VOCÊ TAMBÉM FAZ PARTE DO MEIO – esse é o projeto desenvolvido pelos alunos da Escola João Paulo I, que tem como principal objetivo formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades no meio em que vivem, além de promover o desenvolvimento sustentável. E foi esse projeto, que faz parte do calendário de atividades durante todo o ano letivo dos alunos, que chamou atenção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), e gerou o convite para que a JPI participasse, como um dos 28 expositores, da II Feira Socioambiental, promovida pela Semmam.

No evento, ocorrido nos dias 05 e 06 de junho, no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, os alunos do 4º ano, que são os AGENTES AMBIENTAIS JPI, expuseram alguns dos trabalhos realizados na escola, e pediram aos visitantes do estande que cuidem mais do Meio Ambiente. “Todos nós podemos viver num mundo com menos poluição e com mais sustentabilidade. Basta cada um fazer a sua parte”, alertava a aluna Gabriely Ribeiro, de 9 anos.


Em visita ao estande JPI, o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Carneiro, disse estar muito satisfeito, ao ver crianças tão conscientes de seu papel na sociedade. “Vocês são peça fundamental no processo de conscientização para um Meio Ambiente melhor, porque estão construindo o amanhã. E ver esse discurso tão positivo me deixa muito esperançoso”, afirmou o secretário, em conversa com os estudantes.

Para Eide Cairo, coordenadora pedagógica da Escola João Paulo I, o discurso dos alunos é o resultado de um trabalho em conjunto com as famílias. “Nós plantamos a semente da conscientização e eles compartilham em casa, com os vizinhos, parentes… Afinal, formamos uma grande corrente em prol de um mundo mais sustentável”, afirma.

O desafio de lutar por um Meio Ambiente melhor segue na escola João Paulo I, durante todo o ano, através de pesquisas e palestras nas quais as crianças levantam questionamentos além de tornarem-se multiplicadores das informações em toda comunidade. Os nossos AGENTES AMBIENTAIS também continuarão realizando, ao longo do ano, os desafios ambientais, com uma ação social a cada mês, a exemplo do mês de maio, onde houve a coleta de vasilhame de vidro para armazenamento de leite materno, em prol dos bancos de leite da cidade.