A leitura de vários textos de qualidade nos fornece ferramentas para um pensamento mais crítico e para a fundamentação de opiniões conscientes. O hábito de ler contribui para melhorar a escrita, o conhecimento gramatical, a expressão oral e o uso adequado da língua padrão, possibilitando melhor exposição de nossas ideias em todos os meios nos quais estamos inseridos. Na JPI, a Biblioteca Eduviges Falcão é um espaço cultural onde nossos alunos e professores trocam ideias e experiências, adquirem novos conhecimentos, interagem com todos os processos de exposição e divulgação de leituras, trabalhos e atividades, questionando, sugerindo e ampliando seus horizontes. É pensada e sistematicamente organizada com uma diversidade de informações para que sejam encontradas de forma eficiente, a fim de atender melhor às solicitações dos usuários, portanto, todo livro locado pelo aluno deverá ser devolvido na data marcada. O atraso na devolução do título implicará em bloqueio automático do usuário no sistema, sendo necessário aguardar o período de desbloqueio, que respeitará a quantidade de dias em atraso. A biblioteca funciona das segundas às sextas-feiras, das 08:30 às 12:20 e das 14:30 às 18:00. Às quartas-feiras permanecerá fechada – organização interna.

Por fazer parte do patrimônio desta Instituição de Ensino, a Biblioteca Eduviges Falcão requer dos usuários a devida preservação de todo seu acervo, que se constitui de obras catalogadas e registradas em sistema computadorizado, enciclopédias atualizadas, livros didáticos, paradidáticos e uma variedade em literatura infanto-juvenil, assim como periódicos, mapas e material multimídia.

Além dos alunos, professores e funcionários, os pais ou responsáveis também são convidados a aproveitar a biblioteca, sendo autorizados a efetuar empréstimos, podendo locar até 3 (três) títulos por vez, sendo que os alunos ficam com o(s) livro(s) por 5(cinco) dias e os demais por 15(quinze), a contar da data lançada no sistema. O atraso na devolução dos títulos implicará em bloqueio automático do usuário no sistema, sendo necessário aguardar o período de desbloqueio, que respeitará a quantidade de dias em atraso. Caso ocorra dano ou extravio, o usuário deverá fazer sua reposição.

001Asatividades culturais na escola transcendem os conteúdos acadêmicos, colaborando com um processo formativo mais amplo e contribuindo para a sensibilização, criatividade e criticidade do estudante. Sendo assim, faz-se necessário que o ambiente escolar seja uma ponte entre o aluno e o mundo artístico, através de iniciativas que promovam a movimentação cultural na escola. Além disso, é notório que o universo estudantil é capaz de revelar grandes talentos, escritores, desenhistas, músicos, bailarinos, atores… esses geralmente apresentam suas tendências artísticas durante o período escolar através dos trabalhos que envolvem criatividade e ludicidade, sendo assim, cria-se um Movimento Cultural na Escola João Paulo I para que seus estudantes ampliem suas potencialidades artísticas e estreitem ainda mais seu contato com a cultura.

A intenção é promover ações culturais nos intervalos das terças-feiras (15 em 15 dias), onde os alunos exponham seus dons, prestigiem os colegas e mantenham contato com artistas e suas obras. Além desse, outros momentos de incentivo à cultura serão desenvolvidos, os quais podem colaborar paradidaticamente com a sala de aula.

face youtube

 



MASCOTE-BIBLIOTECA-CORUJITOEsse garoto da foto é Vinícius Andrade Juliano, na época tinha 10 anos, e era aluno do 4º ano de pró Emille. A ideia de criar uma mascote para nossa biblioteca saiu da mente dele na hora do banho. Acreditam? E a sugestão do nome Corujito veio de uma conversa que ele teve com a família.

Muito legal, não é pessoal? Aqui é assim: cada um contribui um pouco com tudo. E a contribuição de Vinícius entrou para a história da nossa Escola. O nome “Corujito” concorreu com mais duas sugestões durante 1 mês, e foi conquistando a maioria dos votos na enquete lançada no nosso site. Ganhou com 65% dos votos. Merecido!

 



Leitor do Mês é um projeto da Escola JPI que visa premiar, mensalmente, os leitores mais assíduos do Fundamental I com os Certificados de Leitor do Mês. Os objetivos são: estimular os alunos a lerem mais e exercitarem a escrita através das Indicações Literárias.

Considerando as Fichas de Indicação Literária entregues no ato da devolução dos títulos, já conquista um certificado aquele aluno que ler no mínimo 4 livros durante o mês. Os Certificados são entregues no pátio na segunda semana de cada mês.

Além dos alunos, também ganha Certificado a turma que mais indicações fez durante o mês: Certificado de Turma Leitora.


OS INDOMÁVEIS

Sinopse:   “Dan Evans (Christian Bale) é um jovem rancheiro, que enfrenta dificuldades financeiras e está prestes a perder as terras onde vive com sua família. Após realizar mais um assalto a diligência, o perigoso Ben Wade (Russell Crowe) segue para uma...


tercaA Terça Cultural é a oportunidade que os alunos têm de apresentar seus talentos para toda a escola. Sozinhos ou em grupo, eles podem declamar poesia, cantar ou dublar uma música, dançar, fazer mágica, dramatizar história, tocar um instrumento ou o que mais a imaginação mandar.

Além disso, é mais uma oportunidade de os alunos se organizarem de forma autônoma em torno de um objetivo criado por eles, pois, na maioria dos casos, eles terão que ensaiar suas apresentações sem a mediação de um adulto.