AEscola João Paulo I inaugurou no dia 07 de novembro de 2012, o seu Jardim Sensorial: um espaço que tem como objetivo possibilitar a percepção e valorização do mundo vegetal através do cheiro, do gosto e do toque. Na manhã de inauguração, estiveram presentes crianças e adultos, alunos da Fundação Jonatas Teles de Carvalho, deficientes visuais. No passeio pelo jardim, os visitantes puderam contemplar uma coleção de plantas aromáticas, diversos tipos de folhas, flores coloridas, fonte de água, como também um caminho com diferentes texturas, para que pudessem pisar e perceber as variadas sensações.






Para Norma Suely, coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Escola João Paulo I, o resultado do Jardim Sensorial tem sido gratificante: “É muito bom ver as crianças entrando no jardim e desenvolvendo essa percepção. Tenho a sensação de missão cumprida. Para nós é uma alegria muito grande, poder proporcionar esse momento para essas crianças e adultos. A gente vê a alegria, a satisfação, o interesse deles. É muito gratificante”, diz.

Gleide Costa, professora da fundação Jonatas Teles de Carvalho, especialista em educação especial, explica que seus alunos não enxergam com os olhos, mas conseguem enxergar através do olfato, do tato, da audição. Para ela, essa experiência na Escola João Paulo I vai ficar marcada para sempre: “Que bom que uma escola tão conceituada como a João Paulo I consegue cumprir tão bem o seu papel social. Olhar para uma parcela tão excluída, proporcionar esse momento para essas crianças e adultos deficientes visuais é algo fora do senso comum, infelizmente. Parabéns por essa iniciativa que, com certeza, já está marcada para sempre na vida dessas pessoas”, diz.





Joaquim da Silva, deficiente visual desde que nasceu, diz que voltou à infância quando entrou no Jardim Sensorial: “Eu vivenciei isso na roça. Minha mãe plantava, eu cresci com isso. Hoje eu lembrei da minha infância, de quando minha mãe plantava hortaliças.”

O Jardim Sensorial é um espaço da Escola João Paulo I, mas disponível para toda a sociedade que queira se deliciar nesse ambiente terapêutico e relaxante. Os interessados devem procurar a escola e agendar data e horário. Será um prazer receber alunos, pais e comunidade em geral.