GRUPO 2

Lista

GRUPO 3

Lista

GRUPO 4

Lista

GRUPO 5

Lista

1º ANO

Lista

5º ANO

Lista

2º ANO

Lista

3º ANO

Lista

4º ANO

Lista

6º ANO

Lista

7º ANO

Lista

8º ANO

Lista

9º ANO

Lista

Toda criança precisa ajuda e de guia de um adulto, mas num determinado tempo demonstra um grande desejo de ser independente, isto é de fazer as coisas que é capaz a realizar sozinha. Então é hora de permitir o espaço do exercício, cuidar da segurança, do respeito ao ritmo da criança e lembrar que para a criança o importante é o processo e que somente mais tarde ela conseguirá o “produto“, que depende de habilidades que está desenvolvendo.

Ela ainda não aprendeu a controlar seus sentimentos como faz um adulto. Percebe as coisas de um modo muito direto e forte que muitas vezes não sabe ainda exprimir. Se alguma coisa a incomoda pode exprimir-se com comportamentos desordenados que parecem às vezes destrutivos ou agressivos.

O adulto pode aprender certas coisas lendo, buscando informações, mas a criança aprende quase tudo fazendo. Ela está desenvolvendo seu corpo e sua mente e o faz, usando-os.

As crianças têm um profundo amor pelo trabalho e desejam participar do mundo dos adultos desenvolvendo competências significativas e necessárias, prefere fazer um trabalho “de verdade” como limpar, cuidar dos animais e das plantas. Desejam fazer parte da vida familiar e contribuir com o seu trabalho.

Diante do produto final, a criança é certamente feliz porque sente que é reconhecida por realizar algo; mas aquilo que lhe dá realmente prazer é o fazer, é o processo!
A preocupação com o produto, com o resultado futuro, característica do adulto, não é importante para a criança. Ela está completamente absorvida por aquilo que faz no momento presente.