Pense Matemática

Qual o grau de inclinação da Torre de Pisa? Se um chocolate inteiro tem 12 pedaços, quanto é 1/3 disso? Se meu cartão cobra 12% de juros ao mês, quanto eu pago em um ano? Viu só como a matemática está presente no nosso dia-a-dia? É pensando nisso, que a Escola João Paulo em parceria com a Positivo Informática implantou o programa Pense Matemática. Uma plataforma dinâmica e interativa que descomplica a aprendizagem da disciplina e desenvolve duas habilidades: o senso numérico e a resolução dos problemas cotidianos. Confira.

A Escola João Paulo l acredita que aplicar a realidade e buscar significados é a melhor forma de potencializar o aprendizado da matemática. E com o Pense Matemática os conceitos mais complexos ganham um novo sentido. Isso porque, através de um sistema multiplataforma, os alunos desenvolvem a prática matemática por meio de um programa personalizado que identifica possíveis dificuldades e permite ao professor acompanhar cada aluno de forma individualizada.


O programa é dividido em 4 áreas principais: 


Construir solidamente as bases da matemática a partir de desafios envolvendo quantidades.

Desenvolver confiança para elaborar estratégias pessoais para solucionar problemas.

Depois de construir o significado, chega a hora de praticar e ganhar agilidade.

Utilizar a matemática como método científico para resolver problemas.



Objetivos

  • Proporcionar experiências práticas é um objetivo em comum entre as atividades desenvolvidas para o Ensino Infantil e Fundamental.
  • No ensino infantil e séries iniciais, o foco está no desenvolvimento do
    senso numérico.
  • Já para o Ensino Fundamental, os alunos serão estimulados a resolver problemas do cotidiano através de desafios instigantes, que envolvem lógica e programação, além de serem incentivados a participar de concursos e olimpíadas nacionais.