ENSAIO CIENTÍFICO 9º ANO

A elaboração desse ensaio trata-se de um estudo relevante para o processo ensino-aprendizagem nas áreas do conhecimento, na Escola João Paulo I, embasando o seu diferencial enquanto instituição desse segmento, pois como conceber que os alunos conheçam as áreas do conhecimento e não as percebam na construção da sua história e do seu espaço? Como conceber que os alunos concluam o Ensino Fundamental II e não tenham uma noção concreta do que construíram para a sua formação intelectual e moral? Favorecer aos nossos alunos do Ensino Fundamental II uma atividade que os leve a ser agentes do seu aprendizado, a partir do momento que se tornam avaliadores desse saber construído, leva-nos – alunos e professores- a redimensionar a estrutura e funcionalidade do que realizamos no concreto da sala de aula.Constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno, que passa à função de criadores de novas atitudes e comportamentos, através da elaboração do próprio conhecimento. É por isso que “Todo mundo aprende“ na Escola João Paulo I!
Todo esse processo de estudo está sendo metodologicamente acompanhado pelos grupos de Professores do 9º ano, pela professora Ivana Falcão, na disciplina Ensaio Científico, pela Equipe de Coordenação e Direção da Escola.

*Escola João Paulo I /02 de agosto de 2016