Toda criança precisa ajuda e de guia de um adulto, mas num determinado tempo demonstra um grande desejo de ser independente, isto é de fazer as coisas que é capaz a realizar sozinha. Então é hora de permitir o espaço do exercício, cuidar da segurança, do respeito ao ritmo da criança e lembrar que para a criança o importante é o processo e que somente mais tarde ela conseguirá o “produto“, que depende de habilidades que está desenvolvendo.

Ela ainda não aprendeu a controlar seus sentimentos como faz um adulto. Percebe as coisas de um modo muito direto e forte que muitas vezes não sabe ainda exprimir. Se alguma coisa a incomoda pode exprimir-se com comportamentos desordenados que parecem às vezes destrutivos ou agressivos.

O adulto pode aprender certas coisas lendo, buscando informações, mas a criança aprende quase tudo fazendo. Ela está desenvolvendo seu corpo e sua mente e o faz, usando-os.

As crianças têm um profundo amor pelo trabalho e desejam participar do mundo dos adultos desenvolvendo competências significativas e necessárias, prefere fazer um trabalho “de verdade” como limpar, cuidar dos animais e das plantas. Desejam fazer parte da vida familiar e contribuir com o seu trabalho.

Diante do produto final, a criança é certamente feliz porque sente que é reconhecida por realizar algo; mas aquilo que lhe dá realmente prazer é o fazer, é o processo!
A preocupação com o produto, com o resultado futuro, característica do adulto, não é importante para a criança. Ela está completamente absorvida por aquilo que faz no momento presente.




PROJETO: ANIMAIS DO CAMPO – GRUPO 02

Envolvido no objetivo maior de buscar a valorização e preservação do meio ambiente, o Projeto Animais do Campo instiga a curiosidade e o interesse das crianças em descobrir informações sobre cavalos, vacas, galinhas, galos, porcos e tantos outros animais domésticos através de pesquisas, diálogos com a professora e outros colegas, filmes, leituras e socializações de atividades a fim de conhecer e identificar características físicas, locomoção, habitat e alimentação

 




PROJETO: O FANTÁSTICO MUNDO DO JARDIM – GRUPO 03

O estudo do tema O Fantástico Mundo do Jardim tem como objetivo desenvolver na criança situações de aprendizagem que fomentam a curiosidade, a descoberta do novo, a busca e formulação de explicações para os fenômenos e acontecimentos do mundo natural e social. O trabalho com este projeto possibilita a interação da temática principal com as diversas áreas do conhecimento, fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma contextualizada, promovendo conhecimento acerca das características físicas, locomoção, habitat e alimentação dos animais que compõem esse espaço.




PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – GRUPO 04

A partir da observação dos hábitos alimentares das crianças no momento do lanche e dos comentários de algumas mães sobre a recusa dos filhos em comer frutas, verduras e legumes, alimentos altamente necessários ao crescimento e desenvolvimento saudável de todos e utilizando-se de estratégias como pesquisas, discussões, leituras, apreciação de vídeos, degustações e mini palestrar com nutricionistas, o Projeto Alimentação Saudável busca não somente despertar o gosto pela ingestão de alimentos nutritivos como também conscientizar os alunos quanto à importância de uma alimentação realmente saudável.




PROJETO: MALES DO FUMO – GRUPO 05

Muitos são os malefícios causados pelo fumo, tanto para quem fuma quanto para quem está próximo. E é através de palestras, pesquisas, leituras, discussões e produções que o Projeto Males do Fumo busca a conscientização individual e coletiva de nossos alunos, e traz para os alunos um universo de conhecimento diferente e ainda mais voltado à preservação da vida e do meio ambiente.