O Ensino Fundamental, com duração mínima de nove anos, destina-se à formação do cidadão e ao desenvolvimento da capacidade de aprender, do pleno domínio da leitura e interpretação, da escrita, do raciocínio lógico matemático e do cálculo.
– Desenvolver a capacidade de apreender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, escrita e do cálculo; – Compreender a vida escolar como integrada ao sistema político/social, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática e solidária; – Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas; – Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais, construindo a noção de identidade nacional; – Propiciar as condições para o jovem construir uma imagem positiva de si, o respeito próprio traduzido pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida e pelos valores perenes, consciente de seus direitos e deveres; – Atuar de forma solidária em situações cotidianas (em casa, na escola, na comunidade local) e em situações especiais; – Conhecer e compreender as noções básicas relacionadas à preservação do meio ambiente; – Perceber, apreciar e valorizar a diversidade sociocultural, adotando posturas de respeito pelos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural; – Compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural; – Saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos; – Utilizar diferentes linguagens verbais, matemáticas, gráficas, plásticas e corporais como meio para expressar e comunicar suas ideias, além de usufruir das produções culturais e interpretá-las; – Conhecer a diversidade do patrimônio étnico-cultural brasileiro, tendo atitude de respeito para com as pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia; – Fortalecer os vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Componentes Curriculares:
Base Nacional Comum: Português, Matemática, Geografia, História, Ciências e Educação Física.
Parte Diversificada: Inglês, Artes e Informática.