O Ensino Fundamental II na Escola João Paulo I surge em 2011 como anseio dos alunos do 5º Ano e sob a “coordenação” de pais que queriam dar continuidade a uma educação voltada aos valores, à formação e à garantia do conhecimento significativo, embasado na reflexão. Nasce, deste modo, o Fundamental II da Escola João Paulo I com uma equipe de professores já conhecida e atuante na cidade, selecionada por critérios de excelência, sob a coordenação da Professora Edinália Aquino – profissional com 25 anos de experiência na área educativa – e com o apoio na formação moral com a Psicóloga Luciana Sousa.
– Referencial Curricular pautado nas diretrizes oficiais para a Educação e o Ensino, respondendo aos desafios propostos pelo ENEM e Vestibulares; – Conteúdos trabalhados e exigidos dentro de uma perspectiva associativa entre conteúdo e realidade, favorecendo ao aluno o maior número possível de relações construídas, garantindo, assim, uma aprendizagem que não se fragmenta no tempo; – Realização de simulado – “ENEM JÚNIOR” – numa proposta interdisciplinar de estudo; – Estudos de campo; – Estudos de educação financeira; – Estudos de formação moral; – Revisitação de datas comemorativas como: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Semana Santa, Natal… com análises contextualizadas no mundo adolescente; – Estudos Culturais firmados com Saídas Pedagógicas; – Estudos para a construção da consciência de Corpo e Mente saudáveis; – Estudos em Laboratório de Ciências – no turno oposto ao das aulas – com pesquisas e inventos da Ciência Para o Bem Comum.
No Fundamental II, a construção dos valores e a formação moral permanecem como norteadores, uma vez que são princípios que “marcam” a Escola João Paulo I. A mobilização para uma aprendizagem significativa tem no docente o mediador que leva o aluno, numa postura relacional e reflexiva, à construção do seu conhecimento.
Reconhecemos a enorme responsabilidade que permeia a formação de jovens, que nesse novo contexto passa por um momento de transição: inicia-se aí o seu preparo para o ingresso profissional. Todavia eles precisam percorrer uma importante etapa de sua formação geral, quer do ponto de vista acadêmico, na preparação para a continuidade dos estudos do nível superior, quer do ponto de vista humano, na formação da sua consciência cidadã.