A Olimpíada Internacional Mathématiques Sans Frontières (OIMSF 2022 – Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras) teve 120 dos nossos estudantes como medalhistas. A competição é realizada entre equipes e classes dos ensinos Fundamental e Médio. Durante a solenidade de entrega das medalhas, Luiz Henrique Silva, agora no 9º Ano, foi convidado a falar da vivência olímpica.

“Tive uma experiência marcante não só pelo saber trabalhado… adquirido, mas também para a vida, pois interagimos em equipe para resolvermos questões. Sempre fui fascinado por olimpíadas de conhecimento. Continuarei participando dessa e das próximas disputas”, declarou.

Davi Diogo Júnior, agora no 1º Ano do Ensino Médio, afirmou que o resultado é fruto de muito empenho e do apoio dos professores da área de exatas, que sempre os preparam para competições desse porte. Mãe do medalhista, Aline Santos estava radiante. “É um conhecimento que ele levará por toda vida. Meu coração está muito feliz”, disse.

Na OIMSF, alunos conquistaram, em cada categoria, as seguintes medalhas: Categoria Nacional – Ouro, 5° ano E; Prata, 9° B; e Bronze, 6° C, 7° C e 8° B – Categoria Regional/Nordeste – Ouro, 5° E e 9° B; e Prata, 6° C, 7° C e 8° B. Estudantes receberam medalhas em solenidade da quadra JPI na noite da terça-feira (1º de agosto).

“Pais, seus filhos honraram o empenho de vocês. Conhecimento muda… transforma. E ninguém tira ele de nós”, declarou a integrante da nossa direção JPI, professora Cássia Braz. Durante o evento, houve homenagem aos professores da área de exatas, Jaciara Dourado, Antônio Gama (esquerda da foto), Pedro Henrique da Silva e Josimere Contreiras (direita), além de Brunno Dantas, que não pôde participar da solenidade (todos do Ensino Fundamental II); e Gessilene Santos  (centro e que ensina no Ensino Fundamental I).

Por conta do desempenho na OIMSF, medalhistas e educadores foram convidados a participarem do International Talent Mathematics Contest (ITCM 2023 – Concurso Internacional de Talentos da Matemática), realizado em Bangkok, capital da Tailândia, país asiático. Mas o curto espaço de tempo para a comitiva feirense se organizar financeiramente, cerca de 2 meses, foi um dos obstáculos que impediu a viagem. O ITCM foi realizado de 25 de fevereiro a 1º de março de 2023.