A leitura de vários textos de qualidade nos fornece ferramentas para um pensamento mais crítico e para a fundamentação de opiniões conscientes. O hábito de ler contribui para melhorar a escrita, o conhecimento gramatical, a expressão oral e o uso adequado da língua padrão, possibilitando melhor exposição de nossas ideias em todos os meios nos quais estamos inseridos. Na Escola João Paulo I, a Biblioteca Eduviges Falcão é um espaço cultural onde nossos alunos e professores trocam ideias e experiências, adquirem novos conhecimentos, interagem com todos os processos de exposição e divulgação de leituras, trabalhos e atividades, questionando, sugerindo e ampliando seus horizontes. É pensada e sistematicamente organizada com uma diversidade de informações para que sejam encontradas de forma eficiente, a fim de atender melhor às solicitações dos usuários, portanto, todo livro locado pelo aluno deverá ser devolvido na data marcada. O atraso na devolução do título implicará em bloqueio automático do usuário no sistema, sendo necessário aguardar o período de desbloqueio, que respeitará a quantidade de dias em atraso. A biblioteca funciona das segundas às sextas-feiras, das 8h30 às 12h20 e das 14h30 às 18h. Às quartas-feiras permanece fechada – organização interna.

Por fazer parte do patrimônio da Escola João Paulo I, a Biblioteca Eduviges Falcão requer dos usuários a devida preservação de todo seu acervo, que se constitui de obras catalogadas e registradas em sistema computadorizado, enciclopédias atualizadas, livros didáticos, paradidáticos e uma variedade em literatura infanto-juvenil, assim como periódicos, mapas e material multimídia. Além dos alunos, professores e funcionários, os pais ou responsáveis também são convidados a aproveitar a biblioteca, sendo autorizados a efetuar empréstimos, podendo locar até 3 (três) títulos por vez, sendo que os alunos ficam com o(s) livro(s) por 5 (cinco) dias e os demais por 15 (quinze), a contar da data lançada no sistema. O atraso na devolução dos títulos implicará em bloqueio automático do usuário no sistema, sendo necessário aguardar o período de desbloqueio, que respeitará a quantidade de dias em atraso. Caso ocorra dano ou extravio, o usuário deverá fazer sua reposição.

001Asatividades culturais na escola transcendem os conteúdos acadêmicos, colaborando com um processo formativo mais amplo e contribuindo para a sensibilização, criatividade e criticidade do estudante. Sendo assim, faz-se necessário que o ambiente escolar seja uma ponte entre o aluno e o mundo artístico, através de iniciativas que promovam a movimentação cultural na escola. Além disso, é notório que o universo estudantil é capaz de revelar grandes talentos, escritores, desenhistas, músicos, bailarinos, atores… esses geralmente apresentam suas tendências artísticas durante o período escolar através dos trabalhos que envolvem criatividade e ludicidade, sendo assim, cria-se um Movimento Cultural na Escola João Paulo I para que seus estudantes ampliem suas potencialidades artísticas e estreitem ainda mais seu contato com a cultura.

A intenção é promover ações culturais nos intervalos das terças-feiras (15 em 15 dias), onde os alunos exponham seus dons, prestigiem os colegas e mantenham contato com artistas e suas obras. Além desse, outros momentos de incentivo à cultura serão desenvolvidos, os quais podem colaborar paradidaticamente com a sala de aula.

face youtube

MASCOTE-BIBLIOTECA-CORUJITOEsse garoto da foto é Vinícius Andrade Juliano, na época com 10 anos e aluno do 4º Ano de pró Emille. A ideia de criar uma mascote para nossa biblioteca saiu da mente dele na hora do banho. Acreditam? E a sugestão do nome Corujito veio de uma conversa que ele teve com a família.

Muito legal, não é pessoal? Aqui é assim: cada um contribui um pouco com tudo. E a contribuição de Vinícius entrou para a história da Escola João Paulo I. O nome Corujito concorreu com mais duas sugestões durante 1 mês até conquistar a maioria dos votos na enquete lançada no nosso site. Ganhou com 65% dos votos. Merecido!