Em Busca do Ouro – Globalização. Este é o nome do documentário que nossos estudantes do 8º ano produziram em homenagem aos 300 anos do município de Rio de Contas, primeira cidade planejada do Brasil e que completa seu terceiro centenário em 27 de novembro deste ano. Entre alunos que produziram documentário está Ana Carolina Nobre.

“Ir a Rio de Contas é dar pausa no tempo, por ela preservar sua identidade, e também perceber sua modernização, a exemplo do que vi na Fazenda Vaccaro. A cidade mantém sua história e se moderniza”, declarou Ana Carolina, que esteve em viagem pedagógica ao município, com seus colegas e equipe JPI, de 25 a 28 de maio. Fazenda visitada produz alimentos saudáveis através de tecnologia orgânica e aproveitamento integral dos resíduos, que estão entre atividades de que lhe renderam título de Melhor Projeto Ambiental da Bahia.

Mãe da estudante, Vanessa Nobre disse que, através das viagens pedagógicas, JPI alia teoria e prática. “Escola está de parabéns por produzir conhecimento e socializá-lo com a comunidade”, acrescentou. Cahel Cavalcanti, 9º ano, que em 2022 esteve em Rio de Contas com nossa instituição e neste ano participou da viagem pedagógica a São Paulo, de 16 a 19 de agosto, destacou que essas viagens mudam método de ensino, rompem paredes da escola e fazem estudante protagonizar ainda mais seu processo de aprendizagem, uma vez que é o aluno que vai buscar conhecimento.

Visita a Rio de Contas e produção do documentário envolvem componentes curriculares de Artes, História, Língua Portuguesa, Geografia, Educação Física, Laboratório e Ciências. Durante apresentação do documentário, nossa diretora do Ensino Fundamental, pró Cassia Braz, agradeceu às famílias por propiciarem aos estudantes suas participações nas viagens pedagógicas. A exibição foi realizada no Teatro da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), na noite de 10 de outubro. Veja documentário logo abaixo!