O hábito de ler contribui para a melhora da escrita, a ampliação do conhecimento gramatical, a facilidade na expressão oral e o uso adequado da língua padrão, o que possibilita apresentarmos nossas ideias da melhor forma possível em todos os meios nos quais estamos inseridos. A leitura de textos bem elaborados nos dá ferramentas para um pensamento mais crítico e para a fundamentação de opiniões conscientes. Na Escola João Paulo I, a Biblioteca Eduviges Falcão é um espaço cultural onde estudantes e professores partilham experiências; adquirem novos conhecimentos; interagem com todos os processos de exposição e de divulgação de leituras, de trabalhos e de atividades; e ampliam seus horizontes. Seu acervo é sistematicamente organizado de modo que toda obra contida na biblioteca seja encontrada de forma eficiente para atender melhor às demandas dos seus usuários.

Integrante do patrimônio da nossa Escola, o acervo da bilbioteca é formado por enciclopédias atualizadas; livros didáticos e paradidáticos; e obras da literatura infanto-juvenil, assim como por periódicos, mapas e material multimídia, tudo catalogado e registrado em sistema específico. Além da comunidade interna, as famílias dos estudantes também podem aproveitá-lo. Elas podem pegar emprestado até 3 (três) títulos por vez. A contar da data lançada no sistema, os estudantes podem ficar com o livro por até 5 (cinco) dias; e os demais solicitantes, por 15 (quinze). Destacamos que toda obra que o usuário pegar emprestada deve ser devolvida na data marcada. O atraso na sua devolução implica em bloqueio automático do usuário no sistema e faz necessário aguardar o período de desbloqueio, que considera a quantidade de dias em atraso. Caso ocorra dano ao título ou seu extravio, o usuário deve fazer sua reposição. A biblioteca funciona de segunda à sexta-feira das 8h30 às 12h20 e das 14h30 às 18h. Às quartas-feiras ela fecha, para organização interna.

001Asatividades culturais na nossa Escola transcendem os conteúdos e colaboram com um processo formativo mais amplo e a sensibilização, criatividade e criticidade do estudante. Assim, é necessário que a escola seja uma ponte entre o estudante e o mundo artístico através de iniciativas que promovam a movimentação cultural desse ambiente educativo. Além disso, é notório que o universo estudantil é capaz de revelar grandes talentos. Escritores, desenhistas, músicos, bailarinos, atores e tantos outros profissionais geralmente apresentam suas tendências artísticas no período escolar através dos trabalhos que envolvem criatividade e ludicidade. Sendo assim, cria-se um Movimento Cultural na nossa Escola para que os estudantes ampliem suas potencialidades artísticas e estreitem ainda mais seu contato com a cultura. A intenção é promover ações culturais nos intervalos das terças-feiras a cada 15 dias para que os estudantes apresentem seus dons, prestigiem os colegas e mantenham contato com artistas e suas obras. Essa é apenas uma das ações culturais que dsenvolvemos e que podem colaborar paradidaticamente com a sala de aula.

  youtube

 

MASCOTE-BIBLIOTECA-CORUJITOEste garoto da foto é Vinícius Andrade Juliano, que na época deste registro tinha 10 anos e era estudante do 4º Ano. Ele é o criador do mascote da nossa biblioteca, o Corujito. Foi durante o banho que Vinícius teve a ideia de criá-lo. E a sugestão do nome do mascote surgiu em uma conversa que o garoto teve com sua família. Muito legal cada um contribuir um pouco com tudo. Concordam? E a contribuição de Vinícius entrou para a história da nossa Escola. O nome Corujito concorreu durante 1 mês com mais duas sugestões até conquistar a maioria dos votos na enquete lançada aqui no nosso site. A sugestão dada pela família do garoto ganhou com 65% dos votos.