Nossos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais desbravaram o distrito feirense de Tiquaruçu através de uma Expedição Histórica. Na visita, alunos entrevistaram moradores para aprenderem um pouco mais sobre esse distrito já estudado por eles em sala de aula.
Francisco Neto quis saber da moradora Ivone da Silva, de 50 anos, se ela gostava de morar em Tiquaruçu. “Já morei fora, mas, para mim, meu distrito é o melhor lugar do mundo. Aqui é calmo… todos os moradores se conhecem”, declarou. [Foto ao lado] Sarah Fontes perguntou a Taiza Lima, 20 anos, quais as opções de lazer do local. “Futebol, brincar na praça e andar a cavalo estão entre possibilidades de diversão em Tiquaruçu”, disse.
Ana Beatriz Almeida questionou Gislene Lima, 58 anos, sobre qual maior dificuldade que moradores enfrentam e ela logo respondeu que é na área de saúde. Inclusive foi a moradora quem recebeu crianças na Igreja de São Vicente, padroeiro do lugar, e contou que a heroína Maria Quitéria, que lutou pela independência do Brasil na Bahia, foi batizada naquele templo.
Para dar mais significado à aprendizagem dos estudantes, a professora Aline Ferrari surgiu em meio a praça do distrito caracterizada de Maria Quitéria e interpretou um pouco da história da heroína. Alunos estiveram em Tiquaruçu na tarde da quarta-feira (30/10).
Expedição Histórica
Nesta quarta (6/11), à tarde, crianças desbravam o distrito de Humildes, o que permite a elas identificarem permanências e mudanças ocorridas ao longo do tempo nos dois distritos. A Expedição Histórica, iniciada com estudantes cantando na Prefeitura Municipal em 18 de setembro, dia do aniversário da cidade, e que passou por locais a exemplo do Casarão Fróes da Motta na tarde do dia 16 de outubro, integra o tradicional projeto ‘Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre’, desenvolvido pela JPI.
“O ‘Vivendo Feira’ trabalha cultura, identidade, valores, pertencimento e, acima de tudo, o desejo de construir uma cidade melhor fazendo parte dela, conhecendo seus monumentos, espaços…”, disse a integrante da coordenação pedagógica JPI, Karine Oliveira. Ela acrescentou que o projeto envolve componentes curriculares de Geografia, História e Língua Portuguesa.