Nossos estudantes do 2º ano doaram 16 mil tampinhas, de garrafas PET e de vidro, à ONG Patinhas de Rua, que acolhe animais em vulnerabilidade, cuida deles e os encaminha para serem adotados. Durante a entrega do material, a idealizadora da entidade, Patrícia Cristina Santos, destacou que ele é vendido para reciclagem e o valor arrecadado com a venda é destinado à castração de animais que vivem nas ruas, para reduzir essa superpopulação, e à compra de itens para os acolhidos, como ração.

“É muito importante termos os alunos como parceiros. Além de trabalharem a matemática com as tampinhas juntadas, eles também protegem o meio ambiente não jogando-as nas ruas, por exemplo”, acrescentou a idealizadora. Professora Karine Oliveira, integrante da coordenação pedagógica do nosso Ensino Fundamental I, segmento que engloba o 2º ano, reforçou que a ação envolve a aprendizagem das crianças.

“Essa iniciativa integra a sequência pedagógica ‘Tampa, Destampa, Coleciona e Conta’, em que os estudantes juntam tampinhas e as usam para fazer operações matemáticas. Assim, utilizamos a matemática para o bem”, pontuou a educadora. Maria Eduarda Lopes disse que o material foi usado durante as aulas para aprenderem “sobre unidade, dezena e centena, por exemplo”. Augusto Domenico de Oliveira classificou o trabalho da Patinhas de Rua como algo de “muita bondade, pois os animaizinhos ficam bem e em um lugar seguro”. Davi Pereira mobilizou a família para juntar as tampinhas e estava feliz em poder ajudar.

Patrícia Cristina Santos ainda informou que a ONG também conscientiza a sociedade sobre as importâncias de castrar os animais e da adoção responsável, além de esclarecer sobre leis contra os maus-tratos e abandono deles. “A Patinhas de Rua passa por grande dificuldade. Toda forma de ajuda sempre é muito bem-vinda. Quem sentir no coração o desejo de nos ajudar com apenas R$ 1,00, é só doar através da chave Pix 29.776.891/0001-54 (CNPJ). Aceitamos também ração; e materiais descartáveis (como luva, seringa – 3, 5 ou 10 ml -, agulha, algodão, gaze e soro fisiológico) e de limpeza (a exemplo de cloro, vassoura, sabão geleia, saco de lixo – 60 ou 100 litros – e desinfetante)”, concluiu a idealizadora. Para conhecer mais o trabalho da ONG, acesse o perfil no Instagram: @patinhasderuafsa. Os estudantes realizaram a entrega na nossa Biblioteca Eduviges Falcão, na manhã de 9 de junho.