Atendendo ao pedido da cantora Alcione no clássico “Não deixe o samba morrer”, nossos pequenos do Grupo 5 não só não deixaram esse ritmo acabar como também deram mais vida a ele protagonizando o espetáculo ‘Eu sou parte deste samba’, que conta um pouco da história desse ritmo genuinamente brasileiro. A apresentação, que encerrou atividades do projeto homônimo e do ano letivo de 2023, foi realizada em parceria com o projeto ‘Samba menino: A história do samba contada para a criançada’, idealizado pelo escritor e músico carioca Raphael Moreira, que pela nona vez vem diretamente do Rio de Janeiro para narrar o espetáculo tradicionalmente promovido pela JPI.
Ruan David Cardoso, que é nosso aluno para sempre, fez questão de, acompanhado pela noiva Amanda dos Santos, prestigiar o irmão Heitor Bryan Cardoso. “O espetáculo foi perfeito! Um projeto desse valoriza nossa origem, nossa cultura brasileira e faz crianças reconhecerem o que é nosso desde muito pequenas”, disse. Já o pequeno disse que foi muito legal se apresentar e destacou que em 2024 ele estará no 1º ano.
Após 3 anos sem narrar o espetáculo em Feira de Santana por conta da pandemia, Raphael Moreira falou do sentimento de retomar a parceria com a JPI. “Maravilhoso! Estava com saudade de ver as crianças terem contato com o samba por meio da leitura, ação importantíssima nessa fase da vida delas”, comemorou. O ‘Samba menino: A história do samba contada para a criançada’ envolve também um livro de mesmo nome e que nossas professoras do Grupo 5 utilizam nas vivências de introdução das crianças no universo da leitura.
O autor, que ao longo do ano participou de algumas aulas dos pequenos de forma online, ainda revelou uma novidade sobre o projeto. “Estou planejando transformar o livro em um curta-metragem no ano de 2024”, frisou. Abrindo o evento, nossa diretora Judinara Braz pontuou que o projeto ‘Eu sou parte deste samba’ traz “a certeza de quem somos enquanto brasileiros, a certeza da nossa identidade… e as crianças começam a compreender isso desde já”. A apresentação foi realizada no Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAAm), na noite da sexta-feira (24/11).
Veja álbum completo clicando aqui!