Recipiente de vidro com tampa plástica; lixo eletrônico; tampinha de garrafa pet; lacre de alumínio; e livro, pilha e óleo de cozinha usados. Esses são os itens que você pode entregar no posto de coleta montado por nossos estudantes do 4º ano na JPI. A ação integra o projeto pedagógico ‘Você também faz parte do meio’, que transforma o estudante em agente ambiental e reforça o significado do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5).
Nosso agente Pedro Pereira (centro da foto) destacou que todos os materiais terão destino adequado e, inclusive, alguns deles são utilizados também em ações sociais. “O lacre de alumínio, que compõe a latinha de refrigerante, por exemplo, doamos à campanha nacional Lacre do Bem, que vende esse material à indústria de reciclagem e reverte o valor da venda para a compra de cadeira de rodas a ser doada à pessoa com deficiência física ou a alguma instituição filantrópica na nossa cidade”, disse o aluno.
Catarina de Morais citou outras medidas para cuidar do meio ambiente, como reduzir o uso de energia elétrica, que, além de diminuir o valor da conta, é algo sustentável. “Durante o dia, costumo não ligar as lâmpadas de casa e deixar o ambiente ser iluminado pela claridade do sol”, pontuou a agente ambiental.
José Pietro Carvalho, também agente, deixou um conselho à população. “Toda vez que a pessoa for descartar algo deve avaliar se o item pode ser reutilizado ou reciclado. Isso ajuda a preservar o meio ambiente”, declarou. Integrante da nossa coordenação pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, que engloba o 4º ano, professora Eide Cairo contou que o projeto ‘Você também faz parte do meio’ está na sua 16ª edição e que ele tem outras ações, como visita dos estudantes à Lagoa do Geladinho, localizada no Parque Erivaldo Cerqueira, no bairro Baraúna; e à Lagoa Grande, no bairro de mesmo nome.
Nosso projeto tem o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). A entrega dos itens pode ser realizada em nossa escola de segunda-feira a sábado, em horário comercial.