50 Anos

AEducação Básica deve promover o desenvolvimento/aperfeiçoamento das consciências social e crítica do estudante, ampliando e transformando o conhecimento com base no saber socialmente organizado e na sua relação teórico-prática. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade e em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social; acompanhado das ações da família e da comunidade. A avaliação é feita mediante o acompanhamento e o registro do seu desenvolvimento, sem objetivo de promoção.

Titulo

– Desenvolver na criança uma imagem positiva de si, no intuito dela tornar-se mais independente, com confiança em suas capacidades.

– Provocar na criança o interesse por descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo/valorizando hábitos de saúde e bem-estar.

– Planejar atividades que permitam à criança estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, constituindo vínculos afetivos e trocas com adultos e crianças de modo a articular os seus interesses e pontos de vista com as demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.

– Programar atividades que permitam à criança representar e evocar diversos aspectos vividos, conhecidos ou imaginados, através da brincadeira e demais formas de expressão.

– Incentivar a criança a observar e explorar o ambiente com atitudes de curiosidade, percebendo-se como parte integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, contribuindo para a sua conservação.

– Possibilitar à criança o conhecimento de diferentes manifestações culturais, demonstrando atitude de interesse, respeito e solidariedade, valorizando a diversidade.

– Diversificar as atividades para que a criança possa utilizar as diferentes linguagens (verbal, gráfica, plástica, corporal, musical e matemática) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de maneira que avance no seu processo de construção de significados e desenvolvimento da sua capacidade expressiva.

Matriz curricular

Eixos Curriculares

Formações Pessoal e Social: Identidade e autonomia.

Conhecimentos de Mundo: Linguagens oral e escrita; Corpo e movimento; Linguagens artísticas; Natureza e tecnologia; Vida em sociedade; e Conhecimentos matemáticos.