O Enem Jr., elaborado e aplicado de modo semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em nível de Brasil, e um bate-papo com alunos que cursaram o Ensino Fundamental na JPI são ações que nossa escola desenvolve para familiarizar seus adolescentes do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) com próxima etapa da vida escolar. Em sua estreia no Enem Jr., Miguel Cortês, agora 7º ano, acredita que essa iniciativa o deixará melhor preparado para próximo segmento.

Veterano no Enem Jr., Guilherme Silva Lourenço, agora no 1º ano do Ensino Médio, contou um pouco sobre como foi se preparar para provas. “Minha preparação demandou um pouco mais de tempo de estudo, mas foi tranquila. Tinha assuntos novos e também conteúdos já conhecidos. Enem Jr. é ótima preparação para Enem nacional”, declarou.

Para sempre alunos JPI, Lavínia Vasconcelos, Sofia Araújo e João Guilherme Carvalho bateram um papo com nossos estudantes do 9º ano sobre suas rotinas no Ensino Médio. Lavínia destacou que segmento demanda maior dedicação. Sofia concordou e disse que professores se colocam à disposição do estudante, mas aluno tem que fazer sua parte, participar mais das aulas e procurar professor até após aula para esclarecer dúvidas.

João Guilherme aconselhou estudantes que não se cobrem tanto para terem melhores resultados no Enem logo no 1º ano do Ensino Médio, pois alunos ainda se adaptarão à realidade do segmento. Enem Jr. do 6º ao 8º ano foi realizado de 22 a 25 de novembro. Já do 9º ano, de 21 a 25 de novembro. Provas valeram como avaliações do III Ciclo e tiveram seus resultados divulgados em 6 de dezembro. Bate-papo foi realizado no auditório JPI, na tarde de 14 de novembro.