Como é a rotina de estudos? E a preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)? Qual a opinião de vocês sobre o Novo Ensino Médio? Essas e tantas outras dúvidas foram esclarecidas no ‘Passo Seguinte’, bate-papo em que ex-alunos JPI que estão no Ensino Médio partilharam suas vivências nesse segmento como nossos estudantes do 9º Ano, último do Ensino Fundamental Séries Finais.
Luiz Henrique Silva, 1º Ano, esteve entre convidados. “O Ensino Médio exige maior responsabilidade, mas com conhecimentos adquiridos com professores qualificados aqui da JPI, tive base para, mesmo diante da maior quantidade de conteúdo, como é agora, me sentir seguro”, declarou. Também convidado João Felipe, 3º Ano, disse que “o conteúdo vai evoluindo no Ensino Médio, mas se consegue lidar com essa situação”.
O preparo para o Exame Nacional do Ensino Médio foi um dos assuntos comentados por Katharina Tavares, 3º Ano. “Para mim, o Enem exige mais do psicológico que do conteúdo. Se preparem também emocionalmente para provas dele. Conteúdo vocês já terão. Estabeleçam rotinas de estudos voltadas ao exame, respondam questões de Enem’s recentes e vejam o que acertaram e o que precisam melhorar”, afirmou.
Nossa estudante do 9º Ano, Bianca Souza, pediu aos convidados dicas de como escolher a profissão. Carolina Araújo, que está no 3º Ano e pretende cursar Jornalismo, sugeriu que alunos conversem com pessoas ligadas à área profissional que pretendem seguir. Sobre o Novo Ensino Médio (NEM), Cecília de Castro, 2º Ano, pontuou que ele tem muita coisa importante, mas prefere carga horária do modelo anterior.
Isabelle Oliveira disse que estava um pouco preocupada com a chegada do Ensino Médio, mas conhecimentos trazidos pelos estudantes a ajudarão a ingressar mais segura nesse segmento. Bruno Dourado destacou que convidados trouxeram dicas muito importantes sobre como tomar decisões importantes para a vida. O ‘Passo Seguinte’ foi organizado pelas psicólogas escolares Michelle Mariano e Luana Braz, também mediadora desse bate-papo. Evento foi realizado na noite da quinta-feira (17).