Os alunos Luiz Henrique Silva e Bianca Bergossi; e o professor Antônio Gama, integrante da Equipe de Exatas JPI, foram destaques na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep), realizada em 2022. Estudantes, que receberam Menção Honrosa, e educador, homenageado por sua atuação na área, participaram da cerimônia de premiação da Obmep, realizada no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), acompanhados componente da coordenação do nosso Ensino Fundamental II, pró Bete Vasconcelos, na tarde da segunda-feira (17).

“Estou feliz e gratificado. As questões dessa olimpíada trabalham muito com a lógica, o que ajuda no desenvolvimento escolar e no cotidiano. Agora já estou na expectativa das olimpíadas Nacional de Ciências (ONC) e Brasileira de Química (OBQ)”, disse Luiz Henrique, que está no 9ª Ano. A estudante Bianca Bergossi contou como foi vivenciar cada etapa da competição.

“No dia da prova [1ª fase], fiz calmamente a avaliação. Depois achei que eu não tinha passado. Quando soube que estava na 2ª etapa foi um choque. Fiquei nervosa no dia da 2ª fase porque foi uma etapa que eu nunca tinha feito, tudo era muito novo. Quando descobri que tinha conquistado a Menção Honrosa foi uma surpresa. Fiquei muito feliz”, declarou a agora aluna do 1º Ano do Ensino Médio.

Com 16 anos de atuação na área de exatas, sendo 11 deles na nossa Escola, professor Antônio Gama, representando a Equipe de Exatas JPI, foi homenageado na Obmep. “Estou muito feliz pelo reconhecimento. Foi uma experiência única. Gosto de fazer a diferença na vida dos estudantes, de trabalhar a matemática de forma contextualizada, sempre aproximando ela da realidade deles”, afirmou.

Professora Jacy Dourado, que integra nossa Equipe de Exatas, aplicou, na preparação dos alunos em sala de aula, questões de edições anteriores da Obmep. “Participar das olimpíadas de conhecimento oportuniza aos estudantes um mundo de saberes com mais significado. Atualmente, algumas universidade brasileiras utilizam os resultados dessas competições para o ingresso de alunos”, destacou. Instituições de ensino superior consideram resultados conquistados pelos estudantes nas disputas realizadas durante o Ensino Médio.

Na JPI, alunos participam das competições já no Ensino Fundamental II, o que faz com que eles cheguem ao Ensino Médio mais preparados para olimpíadas dessa etapa educacional e, por consequência, tenham maiores chances de ingresso nas universidades. A Unicamp (Universidade de Campinas) é uma das instituições que, em 2023, disponibilizou vagas exclusivas para estudantes do Ensino Médio medalhistas em olimpíadas de conhecimento.

Fotos da capa do site e foto 2: Bernardo Bezerra.