
Psicólogas Luana Braz (e) e Michelle Mariano (d) dialogando com Equipe de Ajuda JPI.
Alguns dos nossos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) são protagonistas da exposição fotográfica itinerante ‘Mãos, pés e olhos de gente que cuida da gente’, promovida pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), através do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (Gepem), e pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) na JPI. Mostra, que combate bullying e valoriza boas práticas de convivência no ambiente escolar, está sendo realizada nas unidades de ensino brasileiras que implementaram equipes de Ajuda, coordenadas pelo Gepem.

Isabella Ramos apresenta exposição às colega da Equipe de Ajuda.
“Equipe de Ajuda é um Sistema de Apoio entre Iguais (SAI) em que os própios alunos acolhem aqueles que passam por situações diversas, a exemplo de bullying, dificuldade nos estudos e questões familiares. Temos protocolos que abrangem da formação à atuação desse grupo na escola, tudo acompanhado e autorizado pelas famílias dos componentes dele”, enfatiza nossa psicóloga escolar, Michelle Mariano.
Estudante do 8º ano, Isabella Ramos integra a Equipe de Ajuda JPI. “Acredito que estamos fazendo o que é certo ao acolher quem precisa e ajudá-lo a lidar melhor com situação que esteja passando, ajudá-lo a sair dela. Já acolhemos e continuaremos acolhendo muitos colegas nossos. Me sinto muito feliz por isso!”, declara. Guilherme Fonseca, 8º ano, já contou com apoio da nossa Equipe de Ajuda. “Creio que por termos mesma faixa etária, eles entenderam mais a situação que passei e me ajudaram da melhor forma possível. Eles são incríveis!”, pontua.
Conforme a também psicóloga escolar JPI, Luana Braz, Equipe de Ajuda da nossa escola está em atividade desde 2023; tem 24 membros, sendo 3 representantes por turma escolhidos pelos próprios colegas; e atua especificamente do 6º ao

Guilherme Fonseca, 8º ano.
9º ano, fase escolar que compreende a adolescência, período em que é comum adolescentes procurarem uns aos outros para relatarem dificuldades. “Grupo integra o Programa de Convivência JPI, que envolve também o componente curricular ‘Ser e Conviver’, proposta aplicada do 4º ao 9º ano”, acrescentou a psicóloga.
As 20 fotografias expostas são algumas das publicadas no livro ‘Estrangeiros na própria terra: Convivência escolar e bullying na perspectiva da Psicologia Moral’, de autoria de uma das coordenadoras do Gepem, Luciene Regina Tognetta, e lançado em 2024. Imagens contidas no livro são das equipes de Ajuda em nível nacional, implementadas também nos estados do Rio de Janeiro; Ceará e Rio Grande do Sul; de Minas Gerais, São Paulo e Goiás; e no Distrito Federal. A JPI é a única escola do interior baiano a ter Equipe de Ajuda, sendo que só há outros três grupos na Bahia: um em Lauro de Feitas, na Região Metropolitana de Salvador; e dois na capital baiana. A Exposição ‘Mãos, pés e olhos de gente que cuida da gente’, realizada até este sábado (15), foi iniciada na segunda-feira (10).