Nossos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais protagonizaram o espetáculo ‘Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre’, uma homenagem a Feira de Santana. O musical encerra o projeto pedagógico de mesmo nome e que possibilita às crianças aprenderem História, Geografia e Língua Portuguesa através do estudo da trajetória da Princesa do Sertão.

Sofia Ramos estava entre alunos que exaltaram Feira de Santana. “Eu e meus colegas visitamos monumentos e distritos feirenses; e aprendemos muito sobre nossa cidade. Foi muito legal. Estava um pouco ansiosa para apresentar o espetáculo, mas deu tudo certo. Estou muito alegre!”, declarou.

Mãe da estudante, Nelma Ramos acompanhou orgulhosa a apresentação e destacou o significado do projeto ‘Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre’. “Muito importante trabalhar a transversalidade… agregar a cultura à educação, por exemplo. Isso leva a criança também a conhecer mais a história feirense e a valorizar cada vez mais nossa cidade através das experiências que o ‘Vivendo Feira’ proporciona”, frisou.

Durante o projeto, alunos biografaram personalidades locais, sendo que três biografados também foram homenageados no espetáculo. Dentre eles estava a arquiteta, urbanista e produtora de conteúdo digital sobre a Princesa do Sertão, Mana Lula. “O projeto ‘Vivendo Feira’ é muito importante para nossa cidade. Estou maravilhada com o que crianças já sabem sobre Feira de Santana e muito feliz com homenagem que recebi”, disse.

Demais homenageados foram o propietário do Empório e Padaria Progresso, Etienny Freitas, pai do estudante do 3º ano, João Lucas Freitas, que parabenizou crianças pelo musical; e a presidente da Associação Protetora dos Animais (APA), Sandra de Carvalho, que agradeceu aos alunos pela homenagem. Apresentação, que contou com participações da cantora Célia Zaiin e do músico Pititiu, foi realizada no auditório do Colégio Padre Ovídio, na noite de 2 de dezembro.

Projeto ‘Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre’

Outra componente do projeto é a ‘Expedição Histórica’, iniciada com estudantes cantando na escadaria da Prefeitura Municipal no dia do aniversário da cidade, que é em 18 de setembro. Nos meses seguintes, desbravadores visitaram locais a exemplos do Mercado de Arte Popular (MAP) e do Casarão Fróes da Mota.

Alunos estiveram também nos distritos de Tiquaruçu e Humildes, onde identificaram mudanças e permanências ocorridas nos dois lugares. “’Vivendo Feira’ trabalha cultura, identidade, valores, pertencimento e, acima de tudo, o desejo de construir uma cidade melhor fazendo parte dela, conhecendo seus monumentos, espaços…”, afirmou a integrante da coordenação pedagógica JPI, professora Karine Oliveira.