Trilha sonora, figurino, utensílios domésticos, acessórios e tantos outros recursos foram utilizados pelos alunos do 9º ano na recriação da atmosfera do século 19 para o ‘Café com Machado’. [Veja vídeo ao final da matéria] No evento, adolescentes encenaram releituras de contos de Machado de Assis (1839-1908), renomado escritor brasileiro, e lançaram à plateia questões sobre o bem e o mal, sobre a dualidade da vida.
Obras encenadas foram ‘O Espelho’, ‘A Causa Secreta’, ‘A Carteira’, ‘O Enfermeiro’ e ‘A Igreja do Diabo’, sendo que esse último teve Julia Silveira no elenco. “Construímos roteiro e figurino. Tivemos muitos ensaios. Gostei muito do livro de contos que li para realizar esse trabalho. Agora pretendo ler Machado por lazer”, declarou.
Mãe da estudante, Gilmara Silveira fez questão de prestigiar a filha. “Fiquei emocionada. Muito importante a escola trabalhar Machado de Assis de forma interdisciplinar, envolvendo aprendizados de Teatro e Língua Portuguesa. Questões levantadas através dos contos são atuais e estudantes apresentaram obras de forma dinâmica e leve”, afirmou.
No conto ‘A Igreja do Diabo’, Lúcifer decide abrir sua igreja, pois Deus tinha a sua. Para serem seus fiéis, ele buscou pessoas desonestas, a exemplo de um político corrupto, mas ao investigar o histórico do homem, Lúcifer descobriu que ele também realizou boas ações. Com isso, intérpretes desse conto questionaram: “Todos temos um lado bom e outro ruim?”. Coube ao público responder esse e cada questionamento trazido após a encenação de cada obra.
Também acompanhou o ‘Café com Machado’ um grupo de diretores de escolas dos municípios de Bragança e Castanhal, no Pará, que veio a Feira de Santana exclusivamente para conhecer de perto ações pedagógicas JPI. “A escola onde sou diretora tem apenas 5 anos. A Escola João Paulo I tem 51. Podemos aprender com quem tem mais experiência. Hoje conhecemos a escola [JPI] e o Vilarejo. Ficamos com impressões muito positivas sobre tudo que vimos. Encerrar o dia no ‘Café com Machado’ foi fantástico. Fiquei maravilhada com releituras”, contou Ariane Matias.
A ideia da visita foi da professora Albanete Cerqueira, que já atuou na JPI e mora no Pará desde 2021. Na realização do evento, estudantes foram orientados pelas professoras de Teatro, Livia Melo, e Língua Portuguesa, Ednália de Aquino. Nossa diretora dos ensinos Fundamental I e II, pró Cassia Braz, também compôs a plateia do ‘Café com Machado’, realizado na noite de 18 de julho, no auditório JPI.
Foto coletiva: Geraldo e Liliane Medeiros; Albanete Cerqueira; e Ariane e Murilo Matias.