Em cartaz nos cinemas, Divertida Mente 2 [veja trailler ao final da matéria] traz personagens coloridos e engraçados para demonstrar, de forma lúdica, o que acontece no cérebro humano quando a pessoa cresce e descobre emoções. Na animação, uma personagem promete ‘agitar coisas dentro da cabeça’ da protagonista, a ansiedade.
O psiquiatra Flávio Nascimento explica um pouco sobre essa emoção. “Ansiedade é processo natural do corpo humano, desenvolvido ao longo da evolução humana para nossa sobrevivência. Grande problema surge quando ela se torna excessiva”, alerta.
Diferença entre ansiedades natural e patológica
Melhor forma de identificar quando a ansiedade está ‘passando do ponto’ é observar impactos dela no dia a dia e nas tarefas rotineiras. “Sintomas de ansiedade, seja normal ou patológica, variam apenas na frequência e na intensidade. Enquanto a normal surge em momentos de perigo real ou ameaças imediatas; a patológica se manifesta em situações cotidianas e com intensidade maior, que pode causar mais problemas e afetar saúdes mental e física do indivíduo. Quando se torna patológica, a ansiedade gera sintomas muito característicos, como dor no peito, taquicardia, sudorese e dores de cabeça”, afirma psiquiatra.
Outros sintomas de ansiedade
Preocupação excessiva sem motivo plausível.
Inquietação ou sensação de estar ‘no limite’.
Fadiga excessiva.
Dificuldade de concentração.
Irritabilidade.
Tensão muscular.
Distúrbios do sono.
É possível prevenir desregulação da ansiedade?
Cuidados podem ajudar a mantê-la controlada em níveis normais no organismo. “Manter ansiedade controlada é tarefa que exige controle de muitas variáveis, como sono; alimentação; equilíbrio entre trabalho e lazer; exercício físico, entre outros”, pontua Flávio Nascimento. Ele acrescenta que, havendo histórico negativo em relação à ansiedade, é importante buscar ajuda profissional para avaliar possibilidade de tratamento via terapias comportamentais e/ou medicação.
Fonte: Site Acorda Cidade.
Para saber horários da sessões, clique aqui!