50 Anos

O Ensino Fundamental, com duração mínima de nove anos, sendo sua etapa inciaial do 1º ao 5º Ano, destina-se à formação do cidadão e ao desenvolvimento da sua capacidade de aprender; do pleno domínio da leitura e da interpretação; da escrita; do raciocínio lógico matemático; e do cálculo.

 

 

Possibilitar ao estudante:

– Desenvolver a capacidade de apreender, tendo como meios básicos os plenos domínios da leitura, escrita e do cálculo.

– Compreender a vida escolar como integrada ao sistema político/social, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática e solidária.

– Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas.

– Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais; construindo a noção de identidade nacional.

– Ter as condições para o construir de uma autoimagem positiva e de um respeito próprio traduzido pela confiança em sua capacidade de escolher e de realizar seu projeto de vida; e pelos valores perenes, sendo ele consciente de seus direitos e deveres.

– Atuar de forma solidária em situações cotidianas (em casa, na escola, na comunidade local) e em situações especiais.

– Conhecer e compreender as noções básicas relacionadas à preservação do meio ambiente.

– Perceber, apreciar e valorizar a diversidade sociocultural, fazendo-o adotar posturas de respeito pelos diferentes aspectos e formas dos patrimônios natural, étnico e cultural.

– Compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com os meios físico, econômico e sociocultural.

– Saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

– Utilizar diferentes linguagens verbais, matemáticas, gráficas, plásticas e corporais como meio para expressar e comunicar suas ideias, além de usufruir das produções culturais e interpretá-las.

– Conhecer a diversidade do patrimônio étnico-cultural brasileiro, tendo atitude de respeito para com as pessoas e os grupos que o compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia.

– Fortalecer os vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

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Componentes Curriculares:

Base Nacional Comum: Português, Matemática, Geografia, História, Ciências e Educação Física.

Parte Diversificada: Inglês, Artes e Informática.