
Há 10 anos Rapahel Moreira vem do Rio de Janeiro exclusivamente para prestigiar nossas turmas do G5.
‘Eu sou parte deste samba’. Este é o nome do espetáculo protagonizado pelos pequenos do Grupo 5 e que encerrou o ano letivo JPI após apresentações de outras séries neste mês de dezembro. Na apresentação do G5, crianças contaram, através do teatro, música e dança, um pouco da história desse ritmo genuinamente brasileiro. O evento teve participação do músico carioca Rapahel Moreira, criador do projeto ‘Samba menino’, que inclusive tem livro que traz a história desse ritmo através de linguagens lúdica e infantil. Durante o espetáculo, o autor destacou que há 10 anos vem do Rio de Janeiro exclusivamente para participar dessa tradicional apresentação das turmas do G5.
Maria Ylla Souza declarou que foi “muito bom estudar” o samba e concluiu: “A gente se apresentou muito bem”. Crianças iniciaram em setembro as pesquisas sobre o samba e tiveram também momentos virtuais de compartilhamento de saberes com Rapahel Moreira. Isabela Santos, tia da pequena, estava na plateia do evento. “Vi Maria Ylla ensaiando em casa e percebi o quanto ela aprendeu através desse projeto sobre os processos histórico e cultural do samba. Parabenizo a escola também por estimular o lado artístico dos seus alunos”, pontuou.
O pequeno Pedro Ramos disse que estudar o samba e apresentar sobre esse ritmo “foi uma experiência muito legal”. Mãe do estudante, Aline Ramos vibrou com o ‘Eu faço parte deste samba’ e a apresentação do filho. “Esse projeto é muito importante, pois mantém viva a importância do samba para todos os brasileiros. Nas pesquisas, Pedro aprendeu músicas novas. Vê-lo hoje no palco foi emocionante”, finalizou.
A noite do espetáculo foi aberta pelas apresentações do grupo Chuá de Cabaça e do nosso professor de musicalização infantil, Deco Simões; e encerrada com roda de capoeira do Mestre Bbzão. O vento foi realizado no Teatro Municipal Margarida Ribeiro em 12 de dezembro.