‘Inclusão sem mistério: Cuidar, formar e acolher o cuidador’ foi tema do encontro promovido com famílias de nossos estudantes com necessidades especiais. No evento, o vice-diretor da Educação Infantil e do 1º Ano, Walmir Mota, que é psicólogo, enfatizou que cuidadores também precisam de cuidados.

“Quando a criança nasce, nascem sonhos da família. Quando o diagnóstico chega, nascem os cuidadores, que, assim como crianças e adolescentes especiais, também precisam de cuidados. Muitos de vocês pensam que só vocês sabem cuidar dessa criança… desse adolescente, não aceitam que outras pessoas cuidem, se sobrecarregam com atividades e adoecem”, disse Walmir Mota. Ele acrescentou que cuidadores devem ter convívio social com outras pessoas e ambientes, a exemplo de estar com amigos e ir ao cinema, importantes para saúde mental.

Nosso vice-diretor destacou ainda ser muito comum o cuidar ser exercido pelas mulheres. Essa fala de Walmir Mota reflete o tema da redação do Enem 2023, que foi ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’. Mãe de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Luciana Silva falou um pouco sobre sua experiência. “É difícil, mas não é impossível. Para tudo existe propósito. Com paciência, perseverança, fé e confiança vamos vencendo. Apoios da escola e da família são fundamentais”, salientou.

Evento teve ainda apresentação teatral realizada pela nossa professora de Artes, Lívia de Melo, e inspirada no livro ‘Superando Desafios: As Inspirações de Sofia’, da psicopedagoga Milena Nunes, lançado no encontro. “É a primeira vez que vejo minha história ser apresentada sob outro olhar. Pró Lívia me arrancou lágrimas”, declarou a autora, que criou a personagem Sofia para contar sua própria história.

“Minha motivação para escrever o livro surgiu a partir do meu trabalho junto a estudantes com diversas questões, como o TDAH, e por ter tido esse diagnóstico já na fase adulta”, acrescentou Milena Nunes. Obra traz a jornada de uma menina determinada a enfrentar obstáculos do TDAH. Repleto de lições valiosas, livro mostra como é possível superar desafios e descobrir a força interior que impulsiona pessoas a realizarem seus sonhos.

No encontro, famílias também conheceram nossas equipes do Núcleo de Necessidades Educacionais Especiais (NNEE), que acompanha estudantes da Educação Infantil e do 1º Ano, e do Serviço de Orientação Educacional (SOE), que atua juntos aos estuantes do 2º ao 9º Ano. Evento foi realizado na noite da terça-feira (27).