Neste mês está em curso a campanha internacional Outubro Rosa, que visa prevenir, diagnosticar precocemente e rastrear o câncer de mama. Engajada com questões que envolvem toda sociedade, nossa escola promoveu missa e exposição de quadros sobre o tema.

Celebração foi realizada pelo padre Jardel Rodrigues. “Nós temos o sopro de Deus. Não podemos viver de qualquer jeito. Temos que viver no amor Dele. Nosso primeiro bem é a vida. Vestir rosa é apoiar essa campanha, é abraçar o dom da vida”, destacou o celebrante. Exposição ‘De Peito Aberto’ é composta por obras da artista plástica e para sempre professora JPI, Cleudeniz Araújo, a quem chamamos carinhosamente de Kêu, que está em tratamento contra um câncer de mama e retratou nas telas etapas vivenciadas por ela nesse processo.

“Pintava por hobby. Passei a pintar profissionalmente através do incentivo da psicóloga Aydênia Araújo, com quem faço terapia. Ela me incentivou a colocar meu sentimentos para fora através da arte e, assim, alcançar os corações das pessoas”, disse a artista. Kêu falou ainda da importância do diagnóstico precoce e da fé no combate à doença.

Representando a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, mantenedora da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que atende pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (Sus), a diretora de captação de recursos Sandra Peggy participou do evento e também salientou significado da espiritualidade no tratamento da doença. “É uma importância que não tem como descrever. O que seria de nós se não acreditássemos nesse Deus vivo que opera, faz milagres e cura?!”, declarou.

Jô Ribeiro, integrante da organização não governamental Oficina dos Anjos, que presta apoio a pacientes em tratamento contra o câncer, também participou da missa e prestigiou a exposição. “Muita linda a iniciativa da escola de entrar na campanha do Outubro Rosa”, elogiou. Missa foi realizada e exposição foi aberta na manhã da sexta-feira (20). As obras de Kêu ficaram expostas até esta segunda-feira (23).

Outubro Rosa

Movimento internacional de conscientização para detecção precoce do câncer de mama, campanha foi criada no início da década de 1990, após laço rosa, símbolo da luta contra a doença, ser lançado pela Fundação Susan Komen, que financia pesquisas sobre tratamento e cura desse tipo de câncer nos Estados Unidos. Na época, instituição distribuiu laço aos participantes da primeira ‘Corrida pela Cura do Câncer de Mama’, realizada na cidade de Nova York. Com isso, surgiu a campanha que, ao longo do tempo, ampliou seu alcance e hoje é realizada internacionalmente todo ano. Para saber mais, acesse site do Inca (Instituto Nacional de Câncer).