O ano letivo de 2025 começou com nossos professores ampliando seus conhecimentos sobre ‘Práticas pedagógicas que engajam’ e ‘O ambiente de aprendizagem: Do papel à Inteligência Artificial (IA), um enlace pedagógico’, assuntos abordados na Jornada Pedagógica. Primeiro tema foi apresentado pela pedagoga e formadora Suzana Mesquita [foto], que há 29 anos vem de São Paulo formar equipes JPI.
“Engajamento na educação ocorre quando atividade escolar desperta no aluno a vontade de aprender sem ele pensar na nota. Engajar em sala de aula traz competências e habilidades que não podem ser medidas só com testes. Entre fatores que favorecem engajamento estão a escuta [professor – estudante] e o possibilitar ao aluno ter participação e atividades ativas”, declarou a formadora.
Professoras Karine Oliveira e Eide Cairo, integrantes da coordenação JPI, abordaram tema relacionado à IA. “Pensar nesse assunto é pensar o todo, pois envolve a reestruturação curricular; o fazer pedagógico, planejamento, ambiente de aprendizagem; e as ações e produções de sentido”, disse pró Karine Oliveira.
Coordenadoras apresentaram temática nas manhãs de 28 e 31 de janeiro, mas diálogos com professores sobre esse assunto seguem até março. Suzana Mesquita falou sobre engajamento na noite de 28 e na manhã de 29 de janeiro. Abertura da Jornada Pedagógica teve café e contação de história com grupo Pipas Literarts [vídeo] na noite de 27 de janeiro, quando diretotas JPI, prós Cassia, Judinara e Enedite Braz, receberam nossos professores.
Volta às aulas
Estudantes dos grupos 4 e 5; e do 1º ano retornaram nesta quarta-feira (5/2). Os dos grupos 2 e 3, na terça (4/2). Alunos do 2º ao 5º ano voltaram na segunda (3/2). Os do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º), na quinta (30/1).