Grupo 4 montando festa de aniversário com Lego e dialogando em inglês com Miss Debbie sobre itens da festa e cores de cada um deles.

A International School (IS), programa de educação bilíngue, aplicado pela JPI, venceu o Prêmio Top Educação 2024. Com essa vitória, o programa chega a oitava vez consecutiva como o melhor do país. Dando sequência às formações contínuas promovidas por nossa escola, Thais Santos, representante do IS, realizou capacitação junto à equipe pedagógica JPI de inglês e bateu um papo com a diretora Judinara Braz, na Rádio JPI. [veja trecho ao final da matéria]

Durante a conversa, nossa diretora quis saber de Thais Santos qual a função social da língua inglesa. “Qualquer país em que você viaje, as pessoas vão se comunicar em inglês. Assim, há troca de experiências… de vivências. A tecnologia traz a necessidade do inglês desde quem desenvolve a quem usa um aplicativo, por exemplo. Ele é um idioma multicultural e multilinguístico”, destacou a representante da IS.

Também no bate-papo, pró Judinara Braz falou um pouco sobre a trajetória do inglês nas escolas e na JPI. “Antes, no Brasil alunos tinham aula de inglês no máximo duas vezes por semana. Com 14 anos de ensino bilíngue, nossa escola propõe vivências nas aulas diárias em inglês, que duram de 50 a 100 minutos, a depender da série. Nosso currículo é 50% convertido ao idioma, ou seja, temos uma maior porcentagem de conversão curricular”, disse.

Ela ainda frisou que nossos estudantes do Grupo 3 ao 9º Ano têm aulas em inglês, além de destacar que os professores do Grupo 3 ao 5º Ano acompanham a aquisição qualitativa da língua inglesa pelo aluno através de diagnósticos. Avaliações valendo nota são realizadas do 6º ao 9º Ano. Conforme Thais Santos, a neurociência explica que quanto mais cedo a criança tem contato com o idioma, o processo de aquisição acontece de forma muito natural, sendo que a partir dos 15 anos é menos fácil.

“Até o 5º ano, alunos veem a gramática da língua inglesa de modo abstrato. Avaliá-los de forma qualitativa é mais justo com eles e leve. A partir do 6º ano, estudantes visualizam gramática a ponto de resolver questões”, frisou ela. Pró Judinara também destacou ser muito importante que famílias JPI possibilitem aos seus filhos ambientes e recursos, a exemplo de presenteá-los com livros em inglês, através dos quais seja possível aos estudantes reforçar o aprendizado adquirido por eles em sala de aula.

“A respeito do livro didático, ele não é início nem fim. Ele é meio. O IS disponibiliza diversos outros recursos, como Qr Codes e portal, utilizados no processo e aquisição do inglês pelo estudante”, concluiu nossa diretora. Thais Santos esteve na JPI entre os dias 22 e 24 de outubro. O bate-papo foi realizado no início da tarde do último dia da visita. Entrega do Prêmio Top Educação foi realizada em 29 de outubro, em São Paulo.