Sabemos que o processo inicial de adaptação das crianças da Educação Infantil deve ser respeitado. A entrada na Escola representa um importante momento para a família e para o pequeno, que, por sua vez, vai conviver em um novo ambiente, onde aprenderá a dividir espaços, brinquedos e afetos.

Os ambientes externos costumam ser os preferidos da criança. Esta é a oportunidade de transformarmos as práticas educativas, desemparedando. Como assim? Isso mesmo que você leu: D.E.S.E.M.P.A.R.E.D.A.N.D.O. O significado desta palavra traz a necessidade de tirarmos as crianças de dentro da sala de aula e darmos a elas a oportunidade de experimentarem itens extraídos da própria natureza, os quais trazemos com a nomenclatura de materiais heurísticos. São materiais/objetos simples do dia a dia que proporcionam às crianças a oportunidade de exploração; experimentação; e expansões de ideias e criatividades, além de potencializar suas percepções sobre o mundo e sensações.

Na Educação Infantil, os pequenos exploram esses itens, reinventam o significado e o uso de cada um deles. Com base nas brincadeiras, a criança desenvolve suas habilidades e potenciais. Cabe ao professor, neste momento, mergulhar em estratégias para qualificar esses tempo e interação; ações que despertem o interesse das crianças e atendam às necessidades dos pequenos, principalmente no período de adaptação, onde o choro e a insegurança são fortes aliados um do outro.

Para que o brincar heurístico aconteça, é importante planejar um espaço aconchegante… tranquilo; e uma variedade de objetos para que os pequenos possam explorar. A nossa escola vem assumindo um papel importante e significativo nessa abordagem heurística do brincar em diferentes espaços… tem garantido uma melhor adaptação para as nossas crianças, ações indispensáveis para o desenvolvimento delas.

                                                                                     Jackeline Lima Silva Rios
              Psicopedagoga, pós graduada em Educação Infantil, Letramento e                                    Alfabetização; 29 anos fazendo Educação; e Docente JPI há 19 anos.