Iniciando as qualificações continuadas JPI 2024, nossos professores da Educação Infantil e 1º Ano estão participando da Formação Alfaletrar; e educadores de todos segmentos, da Temporada Pedagógica. A Alfaletrar está sendo conduzida pela consultora educacional, professora Anna Virgínia, que agora também integra equipe pedagógica JPI.

“Esta formação é inspirada em livro de Magda Soares ‘Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever’. Essa obra nos faz revisitar estudos da própria autora como letramento e alfabetização, do Programa de Formação para Professores Alfabetizadores (Profa), e fortalecer crença de que alfabetizar letrando uma criança garante aprendizagem da leitura e escrita com sentido e significado”, declarou consultora.

Sintetizando conceito de alfaletrar, elaborado por Magda Soares, tal ação é ensinar a ler e a escrever observando contexto das práticas sociais de leitura e da escrita; e sua aplicação no dia a dia. Já a Temporada Pedagógica trabalhará conceitos de Memória, Cultura, Inovação e Acolhimento dentro do contexto escolar. Primeiro encontro da Temporada foi conduzido pelas coordenadoras pedagógicas do Ensino Fundamental Séries Iniciais, professoras Karine Oliveira e Eide Cairo.

No encontro, elas abordaram conceitos de ‘Memória Institucional (MI) e Organizacional (MO)’, estudados pelas doutoras em Ciência da Informação, Juliana Santos e Marta Valentim, além de ‘Neuroplasticidade, memória e aprendizagem: Uma relação atemporal’, entendimento elaborado pelo especialista em Neurociência e Aprendizagem, José Chaves. Conforme doutoras em Ciência da Informação, ‘MI se relaciona às questões de legitimidade em favor do sujeito enquanto ser social e coletivo, enfocando valores sociais como: moral, ética; […] MO tem foco prático e econômico com objetivos que se relacionam às questões de eficiência e eficácia’.

Em síntese, especialista em Neurociência e Aprendizagem conceitua neuroplasticidade como capacidade que cérebro tem de mudar, moldar e adaptar em níveis funcional e estrutural. Ainda segundo Chaves, emoções, nível de atenção, sono e leitura estão entre aspectos que influenciam na memória, que, paralelamente à neuroplasticidade e à aprendizagem, se encarrega de adquirir, reter e evocar informações, processos diretamente interligados ao modo de funcionamento cerebral.

Ele ainda afirma que, mais do que nunca, tecnologia moderna proporciona à ciência estudar, de modo robusto, o funcionamento cerebral e, por assim dizer, a relação atemporal existente entre neuroplasticidade, memória e aprendizagem humanas. Continuações das formações serão realizadas ao logo de 2024. Encontros iniciais tiveram presença também da nossa diretora Cassia Braz e foram realizados na noite de 19 de março.