A Importância da Família no Processo de Inclusão Escolar

Milena Nunes

A inclusão escolar é um direito fundamental de todo indivíduo, independente de suas características, especificidades ou condições. Nesse contexto, a família desempenha um papel fundamental, sendo um elo importantíssimo entre o estudante com deficiência e a escola. A participação ativa e engajada da família é essencial para garantir que a inclusão ocorra de maneira efetiva e que a criança ou adolescente seja verdadeiramente acolhido, adaptado e inteirado ao ambiente escolar.

Para compreendermos melhor a importância da família nesse processo, é válido recorrer às palavras de Mantoan (2006), porque, segundo ela, a família é a primeira e principal responsável pelo desenvolvimento e pela educação de seus filhos, cabendo-lhe o papel de parceira e colaboradora ativa no processo educacional. Quando se trata de inclusão escolar, essa parceria se torna ainda mais relevante, uma vez que a família possui um conhecimento único sobre as necessidades, habilidades e potencialidades do seu filho.

Além disso, a família é responsável por transmitir valores, crenças e expectativas à criança, influenciando diretamente sua autoestima, autoconfiança e senso de pertencimento. Nesse sentido, a família exerce um papel fundamental na promoção da aceitação e da valorização da diversidade, contribuindo para a construção de uma cultura inclusiva dentro e fora da escola.

A colaboração entre família e escola é destacada por diversos estudiosos como um dos pilares da educação inclusiva. Segundo Araújo (2010), essa parceria deve ser pautada na comunicação aberta, no respeito mútuo e na construção de objetivos comuns, visando sempre o bem-estar e o desenvolvimento integral do aluno. A família pode contribuir ativamente para o planejamento e a implementação de estratégias pedagógicas inclusivas, compartilhando informações relevantes sobre as necessidades específicas do seu filho e participando ativamente das decisões relacionadas à sua educação, principalmente no fornecimento de informações que serão de suma importância na construção do PEI (Plano Educacional Individualizado) pelos professores.

O PEI é uma ferramenta fundamental no contexto da educação inclusiva, pois visa atender às necessidades específicas de cada estudante com deficiência, transtorno ou dificuldade de aprendizagem, garantindo sua participação e progresso no ambiente escolar. Nesse sentido, a participação ativa da família é essencial para o desenvolvimento e a implementação eficaz do PEI, uma vez que ela possui um conhecimento único sobre as características, habilidades e desafios do seu filho.

A construção do PEI deve ser um processo colaborativo e multidisciplinar, envolvendo não apenas os profissionais da escola, mas também a família e outros profissionais que acompanham o desenvolvimento da criança/adolescente, como psicopedagogos, terapeutas e médicos. A família desempenha um papel fundamental nesse processo, pois possui informações valiosas sobre o histórico educacional, médico e familiar do aluno, além de conhecer suas preferências, interesses e necessidades específicas.

A participação da família no desenvolvimento do PEI permite uma abordagem mais holística e individualizada, considerando não apenas as dificuldades acadêmicas, mas também as necessidades sociais, emocionais e de saúde do aluno. Ela pode contribuir ativamente para a definição de metas e objetivos realistas, que estejam alinhados com as expectativas e aspirações do estudante e de sua família.

A colaboração nesse processo de construção do PEI também contribui para fortalecer os vínculos entre escola e comunidade, promovendo uma cultura de colaboração e apoio mútuo. Quando a família se sente valorizada e envolvida no processo educacional do seu filho, há uma maior probabilidade de empenho e comprometimento por parte de todos os envolvidos, resultando em benefícios significativos para o aluno e para a comunidade escolar como um todo.

Quando a instituição escolar reconhece e valoriza o conhecimento e a experiência da família, ela pode desenvolver planos educacionais mais eficazes e individualizados, que atendam verdadeiramente às necessidades e potencialidades de cada estudante, promovendo sua inclusão e sucesso escolar.

Além disso, a presença e o apoio da família na vida escolar da criança com deficiência são fatores determinantes para os seus sucessos acadêmico e social. Estudos demonstram que alunos que contam com o suporte familiar tendem a apresentar um melhor desempenho na escola, maior motivação para aprender e uma maior capacidade de enfrentar os desafios do ambiente educacional (Brasil, 2008).

Desse modo, fica evidente que a família desempenha um papel indispensável no processo de inclusão escolar. É fundamental que as escolas reconheçam e valorizem essa parceria ainda mais, promovendo a aproximação entre família e instituição de ensino; e proporcionando espaços de diálogo e colaboração. Somente por meio do envolvimento ativo e conjunto de famílias e escolas é possível construir uma sociedade mais inclusiva, que reconheça e respeite a diversidade como um valor essencial para o desenvolvimento humano.

Milena Nunes é psicopedagoga, atua também na rede municipal de educação e é autora do livro “Superando Desafios: As Inspirações de Sofia”, lançado em fevereiro de 2024.

Referências:

Araújo, T. C. A. (2010). Inclusão escolar e formação de professores: algumas reflexões. Revista Educação Especial, 23(38), 17-28.

Brasil. (2008). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial.

Mantoan, M. T. E. (2006). Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna.

LEIA TAMBÉM: Inclusão: Encontro tem olhar sensível para o cuidador e lançamento de livro.